domingo, 8 de agosto de 2010

Sabor de Lembrança.

  Tudo na nossa vida tem um sabor e tudo que é saboreado nos remete a algum tipo de lembrança. Sendo assim, vou tentar descrever um lugar por onde passei através do sabor que lá, provei. 
  É uma misturada danada de coisas. Um verdadeiro caldeirão de cores, sabores, valores e até, eu diria, amores, pois comida se não feita com amor, não tem sabor. 
  Diversas são as formas, tamanhos e cheiros que há neste prato, vindos principalmente do mar, que banha toda essa terra.  
  Tem cheiro de verde, cheiro de amarelo, cheiro de vermelho... Imagine uma “confusão”, que no final, resulta num delicioso cheiro que desperta água na boca.  
  Ah, como é bom saber que de uma verdadeira misturada, sem pé e nem cabeça, possa sair uma coisa tão cheirosa e saborosa? Coisa essa que nos faz “sonhar” quando derretida em nosso paladar.  
  A terra dessa delícia é dona de outras tantas delícias. Terra de história, cultura, dança, música, gingado, receptividade, alegria e de gente que sabe fazer da vida uma grande festa. 
  Terra de Vinícius, Caymmi e Itapuã, onde todos “abrolhos” para ver o majestoso samba do recôncavo, ouvir o som do berimbau, as batidas do timbau, e o chiado do pôr-do-sol nas águas do farol. Ver o balé de pernas da capoeira que se entrelaçam como as belas tranças da negritude que descem as sinuosas e históricas ladeiras do “Pelô”, que bordam com seu colorido de casas um dos mais lindos cartões postais da conhecida e sonhada cidade de São Salvador. 
  Bahia. Caldeirão de culturas, cores, odores, sabores. Essa delícia que, representa bem essa “utopia”, tem todas essas características. 
  É o sabor que me faz lembrar e reviver tudo que lá vive, lá sonhei e lá passei. Tem gosto de dendê, mar, isco de marisco.  
  Caldeirão de cores e sabores é a mariscada que de tão apetitosa me faz deslizar sobre os acordes encantados dessa terra que hoje é minha segunda casa. Terra do meu amor maior que, desabrochou de um lindo carnaval, no qual, não esquecerei jamais.

Athos Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário