segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiation


Curiosidade é uma coisa que todos nós levamos consigo mesmos. Lógico! Existem os casos de pessoas pouco curiosas, as curiosas e as muito curiosas. “Maaaas” todas são curiosas. Não se restringindo as pessoas, os bichos são também animais que despertam a curiosidade. O gato, por exemplo, é um dos bichos mais curiosos que existe. Tanto é que existe ditado que diz: “A curiosidade matou o gato.” Bom daí você tira o quanto esse espécime é o que em alguns lugares se chama de “entrão”.
Segundo a Wikipédia:
A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca.
A curiosidade humana é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido. A curiosidade, porém, quando ultrapassa um limite pré-estabelecido pela ética social, como, por exemplo, a invasão de espaço alheio, pode ser reprimida. Alguns termos populares podem designar alguém demasiadamente curioso: xereta, bicão, intruso, intrujão, olho de tandera, etc.
Buscando um significado mais rebuscado, o nosso amigo de todas as horas, o Sr. Dicionário Aurélio diz que curiosidade é:
s.f. Qualidade do que é curioso. / Vontade de ver, de conhecer: satisfazer sua curiosidade. / Desejo de conhecer dos segredos, dos negócios alheios; indiscrição: sua curiosidade foi castigada. / Gosto, paixão por coisas raras, originais. / &151; S.f.pl. Coisas raras: museu de curiosidades.
                Depois de tanta explicação a respeito dessa capacidade natural e inata da “inquiribilidade” (que palavrinha estranha. Busquei tudo que pudesse significar essa “linda e culta” palavra, mas infelizmente, meus caros, eu não sei e não achei o que significa essa bendita.) só tenho a dizer uma coisa: “se a curiosidade matou o gato, cuidado meu amigo (a), ela mata gente também. (risos).
Athos Muniz.

Um comentário:

  1. inquirir (in-qui-rir)

    v.t.

    Investigar, fazer pesquisas, colher informações sobre, indagar.

    Fazer perguntas, interrogar: inquirir as testemunhas.

    Tá aí a explicação da Bendita palavrinha.
    Valeu, Flavinho!

    ResponderExcluir